sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Venezuela

Na Venezuela são 5 milhões de crianças e adolescentes envolvidos com o trabalho infantil 25% da população segundo a CVT (confederação de trabalhadores na Venezuela).

As principais formas de trabalho infantil exercida no pais está na agricultura, comércio a retalho, hotéis, restaurantes, indústrias transformadoras, serviços sociais a comunidade, artesanato, as crianças também estão envolvidas na mendicidade, furto mesquinhas nas ruas.

Os garotos são mais facilmente encontrados trabalhando em fazendas e as meninas nas indústrias dos serviços. As crianças são submetidas ao trabalho informal.

Informações relacionadas às crianças trabalhadoras são muitas e limitadas, mas há relatos de que Venezuela é um local aonde vão às crianças traficadas para fins de exploração sexual e trabalhos forçados.

O governo atual tem programas para eliminar as PIORES FORMAS DO TRABALHO INFANTIL, estabelecendo redes e locais de proteção social para crianças e adolescentes que estão em alto risco.

O vice-ministro de Segurança Jurídica do Ministério do Trabalho interior e justiças (MIJ), Rafael Jimenez, anunciou que serão desenvolvidas políticas para combater o turismo sexual. Algumas medidas deverá ser tomadas pelo MIJ que influem na capacitação das policias regionais, conselhos nacionais, estatais e municipais de direitos da criança e do adolescente e ONG’s, será criado um sistema nacional de controle que tem um banco de dados sobre o desaparecimento de pessoas, maior controle nas fronteiras, e a futura automatização do sistema de identificação.

Nenhum comentário: